Um dos maiores coaches de relacionamento amoroso para mulheres que eu acompanho e gosto muito do trabalho, Christian Carter, recentemente trouxe um texto que fala tudo o que você precisa saber sobre os homens que se afastam quando falamos de sentimentos. Como estava em inglês, eu cuidei da tradução e trago aqui para você com algumas adaptações. Lembre-se, é um homem falando sobre o comportamento deles. Veja essa visão masculina sobre o tema:

“Se um homem já se afastou de você  depois de você compartilhar seus verdadeiros sentimentos com ele, você precisa ler isto.

Se você conseguir entender isso e aprender a trabalhar em favor dos homens em vez de contra eles, você já estará em uma enorme vantagem no quesito ‘homens’ e ‘relacionamentos’.

E se você realmente conseguir pegar essa ideia sobre nós [homens], o que realmente pensamos sobre amor, namoro e compromisso, então você vai, não somente se poupar de sofrimentos desnecessários nos relacionamentos, como vai ser a mulher com quem um homem se sinta confortável e seguro de estar, além de fazê-lo se sentir compreendido por esta mulher. Você vai ser a mulher que ele quer ao seu lado para um relacionamento duradouro.

Dentro da mente de um homem

Por que nós [homens] agimos da forma como fazemos, o que estamos pensando, e o que nos deixa tão atraídos e conectados a você [mulher], algo que nos faz praticamente implorar para ter um compromisso com você?

Se você alguma vez desejou ter um manual para entender os homens, é isso. Na verdade, você vai se perguntar como você se relacionava com homens sem esta informação de extrema importância.

Por ora, vamos voltar ao tema dos sentimentos.

Aprender a lidar com a forma como um homem processa sentimentos inclui lembrar que nós [homens], por natureza, queremos resolver problemas. E nós ficamos muito frustrados quando não conseguimos resolver algo. Por isso:

1-Não o deixe sentir que é obrigação dele resolver os seus sentimentos

Claro, você quer um homem para reconhecer e satisfazer os seus sentimentos e desejos.

É papel de um homem no relacionamento ser parceiro, cuidar de você, ouvir, ser um super amante, ser leal e compartilhar momentos.

Mas, quando você exige que um homem atenda as suas necessidades emocionais, querendo que ele resolva os seus medos, frustrações e inseguranças, o resultado disso é só decepção, para todos os lados.

Nenhum relacionamento pode satisfazer todas as suas necessidades emocionais. Os relacionamentos são feitos para que os dois possam crescer, não para que um se torne dependente, querendo que o outro preencha as suas necessidades emocionais na hora que esse um quiser.

Então, o que você pode fazer para melhorar sua comunicação com um homem, para que você possa compartilhar seus sentimentos abertamente e sem sobrecarregá-lo?

2-Assuma a liderança na comunicação positiva

Agora que você sabe que os seus sentimentos de medos e frustrações são seus e que você que tem que resolvê-los internamente, eu te digo que você pode, sim, compartilhá-los. Use esse conhecimento para criar um ambiente favorável para uma boa comunicação com o seu homem.

Como? Primeiro, tenha compaixão e compreensão.

Eu sei, não é fácil, mas pense nisso: ‘você recebe aquilo que oferece’. Você conseguirá muito mais de um homem se conseguir desenvolver isso. É preciso ter compaixão e compreensão de que homens não entendem de “sentimentos” e de “conversas” como você [mulher].

Em vez de tentar conversar pensando que ele está fazendo algo de propósito ou sendo insensível, mude sua forma de ver a situação. Pense que ele só precisa de ajuda para entender de onde vem o seu sentimento.

Em seguida, comunique-se a partir desse ponto.

Em vez de dizer: ‘Estou cansada de você nunca querer sair com meus amigos’, tente uma configuração positiva, dizendo de onde vem esse seu ‘cansaço’. Algo como:

‘Você sabe que eu quero que nós dois estejamos felizes nesse relacionamento e que eu vou sempre ser verdadeira com você, certo? Acontece que eu tenho percebido que nós não fazemos muitas coisas com meus amigos, e queria que eles conhecessem mais você. O que você acha que podemos fazer para ficar bom para nós dois?’

Quando você fala com um homem de forma positiva, você mostra a ele que você não pretende brigar, mas apenas achar uma solução.

Por que esta abordagem funciona tão bem com homens?

Para fazer um relacionamento funcionar, é fundamental para você [mulher] entender que os homens simplesmente não são tão ‘ligados’ como as mulheres são quando se trata de intimidade emocional.

Mas quando você assume a responsabilidade por seus próprios sentimentos e os compartilha com ele de uma forma positiva, ele vai ver que você é uma mulher positiva, interessada na busca pela solução efetiva do problema e não em ‘picuinhas’, em acusações, ele vê que você é capaz de entender que o sentimento é seu, mas precisa dele para uma solução para aquele problema. E esse é o tipo de mulher que ele quer ter ao lado dele.

Não deixe a negatividade e as emoções te atrapalharem no relacionamento.”

E pra resumir esse texto do Christian Carter eu trago aqui para você um resumo que fiz:

Resumindo

1- Homens se afastam quando falamos de sentimentos, porque eles não sabem lidar com sentimentos, como nós mulheres.

2- Homens são resolvedores de problemas e estão sempre trabalhando esse lado.

3- Homens não leem e interpretam sentimentos como nós mulheres.

4- Aborde seus sentimentos de forma positiva, mostrando que você está buscando uma solução para o problema e não para os seus sentimentos.

5- Homens são fascinados por mulheres que conseguem se comunicar de forma positiva.
Então, o que achou? Deixe um comentário me contando qual dica foi mais interessante para você neste post.